
O que é conjuntivite?
A conjuntivite é uma doença que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, membrana fina e transparente que reveste a parte
Olho seco é uma doença multifatorial com deficiência do filme lacrimal, que resulta em dano e inflamação da superfície ocular.
O termo “olho seco” é usado para descrever diferentes doenças e condições resultantes da lubrificação inadequada da superfície do olho.
Também chamado de Síndrome da Disfunção Lacrimal ou Ceratoconjuntivite Seca, trata-se de uma das queixas mais frequentes no dia a dia da prática oftalmológica.
A cada 4 pacientes, 1 apresenta a síndrome e, em geral, todas as pessoas apresentam sintomas quando em condições adversas, como o uso prolongado de computador em ambiente com ar-condicionado.
A lágrima é essencial para lubrificação, nutrição e proteção das estruturas da superfície ocular. Alterações em sua quantidade ou qualidade, bem como na distribuição do filme lacrimal, levam ao olho seco.
A quantidade de lágrimas depende da produção de glândulas secretoras presentes nas pálpebras, cuja atividade tende a diminuir com a idade, condições climáticas e ambientais, além da perda por evaporação.
A qualidade da lágrima depende da composição adequada de suas três camadas:
O uso prolongado de telas (computadores, tablets, celulares) reduz a frequência de piscadas, impedindo a distribuição adequada da lágrima.
Modificações hormonais (como na menopausa) e o uso de contraceptivos também podem causar ressecamento ocular, assim como o uso de cosméticos próximos aos olhos.
Doenças oculares (como blefarite, conjuntivite, meibomite e episclerite) e doenças sistêmicas (como síndrome de Sjögren, artrite reumatoide, lúpus, entre outras) também estão associadas à disfunção lacrimal.
Algumas cirurgias oculares, carência de vitamina A e uso de certos medicamentos podem contribuir para o quadro.
O olho seco pode ser assintomático ou causar sintomas variados, como:
Os sintomas pioram com ar-condicionado, vento ou atividades que exigem concentração, como leitura e uso de computador. O uso de lentes de contato também pode ser comprometido.
Curiosamente, é comum que o olho seco lacrimeje. Isso ocorre como uma tentativa do organismo de compensar a lubrificação inadequada.
Se houver queixas, é necessário avaliar o filme lacrimal com testes específicos:
Também pode haver necessidade de investigação de doenças autoimunes ou reumatológicas.
A cura depende da causa. Se for possível eliminá-la, os sintomas podem desaparecer. Caso contrário, o tratamento deverá ser contínuo para controlar os sintomas e evitar complicações.
O tratamento é individualizado e pode incluir:
Algumas medidas simples ajudam na prevenção:
Mantenha acompanhamento oftalmológico regular. O diagnóstico e tratamento precoce evitam complicações que podem comprometer a qualidade da visão
Fale com a equipe da Neovisão e agende sua consulta.
A conjuntivite é uma doença que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, membrana fina e transparente que reveste a parte
As alergias ou reações alérgicas de uma maneira geral são respostas exageradas do sistema imunológico (sistema responsável pela defesa do corpo) a alguma substância externa, e por causar algum tipo de alergia essas substâncias são também chamadas de alérgenos.
Os tipos mais comuns de alergias são alergias a medicamentos, alergia alimentar, dermatite, asma, rinite alérgica, alergia a mofo e também alergia a alguns animais.
Olho seco: causas, sintomas e cuidados essenciais O que é olho seco? Olho seco é uma doença multifatorial com deficiência
Condomínio Americas Avenue Business Square
Av. das Américas, nº 12.900 – Sala 220, Ala Canadá
CEP: 22790-702 – Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 3556-0101
Telefone: (21) 3556-0202
WhatsApp: (21) 9750-79011
© Neovisão Oftalmologia· 2025 · Todos os direitos reservados | Política de privacidade