
O que é conjuntivite?
A conjuntivite é uma doença que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, membrana fina e transparente que reveste a parte
A conjuntivite é uma doença que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, membrana fina e transparente que reveste a parte branca do olho (a esclera) e a superfície interna das pálpebras (a pele que recobre os olhos).
Pode ser causada por infecção, por agentes tóxicos ou alergias.
Pode-se dizer que a conjuntivite é a afecção ocular mais comum. E por isso o acompanhamento e avaliação da saúde dos nossos olhos é tão importante e essencial durante todas as fases da nossa vida, pois uma simples consulta de rotina pode prevenir o avanço de doenças graves ou até mesmo evitá-las por meio do diagnóstico precoce.
Graças a modernos equipamentos e um corpo clínico experiente, composto por especialistas em oftalmologia, a Neovisão Oftalmologia tem o simples propósito de cuidar da sua visão — cuidar da sua saúde ocular em todas as fases da sua vida.
Não seja pego de surpresa, procure um oftalmologista regularmente. O diagnóstico precoce é a melhor forma de evitar o avanço de doenças oculares.
De forma geral, a conjuntivite costuma causar olho vermelho, podendo estar associada ou não a outros sinais, como:
Algumas medidas podem diminuir o risco de aparecimento da conjuntivite:
O tratamento depende do tipo de conjuntivite diagnosticado. Pode variar desde uma simples lavagem com soro fisiológico até a utilização de colírios antibióticos. Somente o oftalmologista está apto a determinar o tratamento adequado.
Para todos os casos, o uso de lentes de contato deve ser suspenso até a liberação médica.
Sim, existem diversos tipos de conjuntivite e sua classificação depende da causa associada, sinais e sintomas observados.
A conjuntivite pode ser causada por infecção (bacteriana ou viral), por agentes tóxicos ou por alergias. Veja abaixo os principais tipos:
Conjuntivite infecciosa é causada por vírus, bactérias e, mais raramente, fungos ou parasitas. É contagiosa e se dissemina facilmente em locais com higiene precária. A transmissão ocorre pelo contato direto ou objetos contaminados.
Conjuntivite viral
É o tipo mais comum e altamente contagioso. Costuma acometer ambos os olhos e pode persistir por até duas semanas. Os sintomas incluem:
Cuidados recomendados:
Conjuntivite bacteriana é
Menos comum que a viral, mas com maior quantidade de secreção. Com higiene rigorosa e uso de colírios, a infecção desaparece em 5 a 7 dias.
Formas específicas:
Conjuntivite fúngica e parasitária são raras. Fúngicas costumam estar ligadas a acidentes com madeira ou uso de lentes de contato. As parasitárias exigem a retirada mecânica do parasita.
Conjuntivite alérgica causa coceira intensa e afeta os dois olhos. É comum em pessoas com histórico de rinite, bronquite ou outras alergias. Não é contagiosa, mas pode predispor o paciente a infecções secundárias.
Dicas para prevenir crises alérgicas:
Medicamentos específicos podem ser prescritos para controle das crises.
Conjuntivite tóxica ou química é Causada por produtos químicos, fumaça, poluição, cosméticos ou até colírios. O tratamento consiste em remover o agente causador com lavagem abundante com soro fisiológico ou água filtrada, além de avaliação médica imediata.
Fale com a equipe da Neovisão e agende sua consulta.
A conjuntivite é uma doença que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, membrana fina e transparente que reveste a parte
As alergias ou reações alérgicas de uma maneira geral são respostas exageradas do sistema imunológico (sistema responsável pela defesa do
O que é olho seco? Olho seco é uma doença multifatorial com deficiência do filme lacrimal, que resulta em dano
Condomínio Americas Avenue Business Square
Av. das Américas, nº 12.900 – Sala 220, Ala Canadá
CEP: 22790-702 – Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 3556-0101
Telefone: (21) 3556-0202
WhatsApp: (21) 9750-79011
© Neovisão Oftalmologia· 2025 · Todos os direitos reservados | Política de privacidade