
O que é conjuntivite?
A conjuntivite é uma doença que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, membrana fina e transparente que reveste a parte
A causa mais comum da catarata é o envelhecimento do cristalino e é chamada de catarata senil. A velocidade do envelhecimento e assim a idade em que a opacificação do cristalino será significativa pode depender de características hereditárias.
O uso de corticoides, doenças metabólicas, uveites (inflamações intra oculares) ou traumas podem também levar ao desenvolvimento da catarata e nesses casos é chamada de catarata secundaria.
A catarata pode também ser congênita, o bebê já nasce com catarata. Esta condição é mais rara e pode ser causada por problemas genéticos ou porque as mães tiveram rubéola, sífilis ou toxoplasmose no primeiro trimestre de gestação.
A catarata não passa de um olho para o outro.
A lente opaca dificulta a passagem de luz diminuindo a nitidez do que é observado. A pessoa enxerga como se as lentes dos óculos estivessem embaçadas. A dificuldade na visão vai aumentado progressivamente com o avanço da doença podendo levar a visão apenas de vultos ou até mesmo a cegueira. A cegueira neste casos é reversível.
O paciente com catarata também pode experimentar alteração na percepção do contraste (cores desbotadas) e na sensibilidade a claridade, mudanças frequentes do grau dos óculos, sem melhora considerável na visão.
Pode ser unilateral ou bilateral. E a evolução da catarata, ou amadurecimento da catarata, varia entre indivíduos e pode ser diferente entre os dois olhos.
É muito comum, entre os pacientes, confundir pterígio com catarata. Pterigio é uma membrana avermelhada que se prolifera na superfície do olho sob a conjuntiva (membrana transparente que recobre toda a região branca do olho) em direção a córnea.
A catarata é curada através de cirurgia. Não existem medicamentos, colírios, exercícios ou óculos que melhorem ou previnam o surgimento da catarata.
A cirurgia de catarata é simples, feita com anestesia local e não exige internação. Paciente retorna para casa no mesmo dia da cirurgia.
Na cirurgia o cristalino opaco é substituído por uma lente artificial que irá fazer a mesma função do cristalino. No preparo da cirurgia, é feito um estudo para determinar o grau da lente que será colocada no olho tentando-se eliminar a necessidade do uso dos óculos para longe e em alguns casos também para perto.
A cirurgia de catarata exige cuidados pós operatórios como qualquer outra cirurgia.
O diagnóstico de catarata é feito através de um exame oftalmológico chamado de biomicroscopia.
Não há necessidade de esperar o amadurecimento da catarata para se realizar a cirurgia. Quando a baixa de visão prejudicar as atividades diárias, a cirurgia deve ser considerada. É recomendado operar primeiro o olho de pior visão e após a recuperação total deste olho, geralmente dentro de 30 dias, opera-se o segundo olho.
A opacificação do cristalino pode ficar tão intensa que cause o impedimento completo da passagem de luz levando a cegueira. Mas a cegueira causada pelo catarata é uma doença tratável e reversível pela cirurgia.
É importante ressaltar que nos casos de catarata congênita o tratamento cirúrgico deve ser realizado o mais rápido possível para se evitar um prejuízo no desenvolvimento da visual da criança, o que causaria danos irreversíveis para a visão da criança.
Não. Uma vez retirado o cristalino não acontecerá o retorno da catarata. A lente implantada durante a cirurgia não precisa ser trocada ao longo da vida, mas há casos em que é necessário realizar uma “limpeza” da lente com laser.
Fale com a equipe da Neovisão e agende sua consulta.
A conjuntivite é uma doença que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, membrana fina e transparente que reveste a parte
As alergias ou reações alérgicas de uma maneira geral são respostas exageradas do sistema imunológico (sistema responsável pela defesa do corpo) a alguma substância externa, e por causar algum tipo de alergia essas substâncias são também chamadas de alérgenos.
Os tipos mais comuns de alergias são alergias a medicamentos, alergia alimentar, dermatite, asma, rinite alérgica, alergia a mofo e também alergia a alguns animais.
Olho seco: causas, sintomas e cuidados essenciais O que é olho seco? Olho seco é uma doença multifatorial com deficiência
Condomínio Americas Avenue Business Square
Av. das Américas, nº 12.900 – Sala 220, Ala Canadá
CEP: 22790-702 – Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 3556-0101
Telefone: (21) 3556-0202
WhatsApp: (21) 9750-79011
© Neovisão Oftalmologia· 2025 · Todos os direitos reservados | Política de privacidade