Pálpebras: protegem os olhos, impedindo que partículas, como poeira, caiam dentro do olho. Elas têm também a função também de distribuir a lagrima em toda superfície ocular ao piscar. Há pálpebra superior e a inferior.
Carúncula lacrimal: Saliência avermelhada, no ângulo interno do canto palpebral nasal, correspondendo à glândula lacrimal acessória, cuja função é canalizar as lágrimas até o saco lacrimal.
Cílios: São pêlos localizados na borda da pálpebra e servem para proteger o olho de materiais em suspensão no ar, como a poeira.
Sobrancelhas: contribuem com a proteção dos olhos.
Conjuntiva: é uma membrana transparente que reveste a parte branca dos olhos (a esclera), e a parte interna das pálpebras.
Esclera: é a parte branca do olho, com função de proteção ocular pela sua resistência. Opaca, dificulta a entrada de luz, o que é fundamental para o bom funcionamento da visão.
Córnea: é um tecido transparente que cobre a parte colorida do olho (a íris) e a pupila (a abertura da íris). Sua função é permitir a entrada de raios de luz no olho e pela sua curvatura participa da refração da luz para formação da imagem.
Íris: é um fino tecido muscular e com pigmentos que determinam a cor dos olhos. Possui uma abertura central (a pupila)
Pupila: também chamada popularmente de menina dos olhos. A íris e a pupila são responsáveis pelo controle de quantidade de luz que entra nos olhos. Dilata-se em ambiente com pouca claridade e estreita-se quando a iluminação é maior. Esses ajustes permitem que a pessoa enxergue bem à noite e evitam danos à retina quando a luz é mais forte.
Cristalino: lente transparente, localizada atrás da iris, capaz de modificar sua forma para ajustar o foco da imagem a ser visualizada (num mecanismo chamado de acomodação)
Corpo ciliar: estrutura localizada entre a retina e a raiz da íris, responsável pela acomodação e pela formação do humor aquoso.
Humor aquoso: líquido transparente produzido pelos processos ciliares na Câmara Posterior do olho, passa pela pupila para chegar e preencher a Câmara Anterior (espaço entre a córnea e o cristalino). Sua função principal é nutrir córnea e do cristalino, além de regular a pressão interna do olho. É drenado do olho através da malha trabecular no Ângulo Camerular.
Ângulo Camerular: é o ângulo formado entre raiz da íris e a periferia da córnea.
Coroide: camada intermediária, rica em vasos responsáveis pela nutrição da retina.
Retina: tecido que cobre o fundo do olho bastante complexa, sendo formada por 10 camadas, nas quais encontramos uma grande variedade de células. Dentre estas células, existem os fotorreceptores, responsáveis por transformar o estímulo luminoso (a luz dos objetos) em um sinal químico. Este sinal será conduzido por uma série de neurônios que o levarão pelo nervo óptico até o sistema nervoso central, onde a imagem será interpretada pelo cérebro.
Mácula: ponto central da retina, responsável pela visão central e de maior detalhe.
Humor vítreo: é uma substancia viscosa, semelhante a um gel que ocupa o espaço entre o cristalino e a retina.
Nervo óptico: formado pelos prolongamentos das células nervosas que formam a retina O nervo óptico sai do olho e se dirige ao sistema nervoso central, permitindo, assim, a condução do estímulo luminoso para ser interpretado pelo cérebro.