
O que é conjuntivite?
A conjuntivite é uma doença que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, membrana fina e transparente que reveste a parte
Blefarite é uma inflamação crônica, não contagiosa, das margens palpebrais, podendo aparecer em qualquer idade.
Os sintomas mais comuns da blefarite são irritação nos olhos, coceira, sensação de corpo estranho, lacrimejamento e vermelhidão nas bordas das pálpebras. Em alguns casos, podem aparecer caspas nos cílios.
A blefarite pode causar olho seco e o aparecimento de terçol (hordéolo) ou calázio. Se não for tratada adequadamente, pode causar danos maiores ao perfeito funcionamento dos olhos. Pode levar à perda dos cílios (madarose), crescimento de cílios para dentro do olho (triquíase), espessamento das margens palpebrais e alterações na posição das pálpebras (ectrópio e entrópio).
Alguns cuidados devem fazer parte da rotina de quem tem blefarite. São eles:
As pálpebras e cílios devem ser limpos suavemente 1 ou 2 vezes por dia, utilizando uma compressa ou cotonete embebido em solução específica para limpeza palpebral (disponível no mercado) ou com xampu neutro infantil. Após a limpeza, o paciente deve enxaguar com soro fisiológico ou água.
O calor ajuda a remover crostas e secreções gordurosas, devendo ser aplicado preferencialmente antes da limpeza das pálpebras. Use uma compressa úmida em água morna e coloque-a sobre as pálpebras por 5 a 10 minutos, mantendo os olhos fechados.
A massagem deve ser feita suavemente na base dos cílios com pequenos movimentos circulares e horizontais, após a aplicação do calor local. Ela visa drenar as secreções das glândulas.
A blefarite pode ser reduzida com a suplementação alimentar de ômega 3, que regula a função das glândulas palpebrais. O uso de ômega 3 também melhora o ressecamento ocular.
Em alguns casos, colírios e pomadas à base de antibióticos associados a anti-inflamatórios (corticoides) podem ser necessários. Devido aos seus efeitos colaterais, esses medicamentos só devem ser usados sob orientação do oftalmologista e por curto período. Em situações raras de blefarite resistente ao tratamento convencional, o médico pode prescrever antibióticos orais.
A blefarite pode ocorrer por alterações hormonais, infecções bacterianas, pele oleosa, seborreia no couro cabeludo, dermatites ou pode não ter causa aparente.
A blefarite é uma doença crônica e não tem cura. O tratamento é eficaz e relativamente simples, mas, se interrompido, os sintomas tendem a retornar em pouco tempo. A constância nos cuidados e acompanhamento com o oftalmologista é essencial para o controle da condição.
Fale com a equipe da Neovisão e agende sua consulta.
A conjuntivite é uma doença que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, membrana fina e transparente que reveste a parte
As alergias ou reações alérgicas de uma maneira geral são respostas exageradas do sistema imunológico (sistema responsável pela defesa do corpo) a alguma substância externa, e por causar algum tipo de alergia essas substâncias são também chamadas de alérgenos.
Os tipos mais comuns de alergias são alergias a medicamentos, alergia alimentar, dermatite, asma, rinite alérgica, alergia a mofo e também alergia a alguns animais.
Olho seco: causas, sintomas e cuidados essenciais O que é olho seco? Olho seco é uma doença multifatorial com deficiência
Condomínio Americas Avenue Business Square
Av. das Américas, nº 12.900 – Sala 220, Ala Canadá
CEP: 22790-702 – Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 3556-0101
Telefone: (21) 3556-0202
WhatsApp: (21) 9750-79011
© Neovisão Oftalmologia· 2025 · Todos os direitos reservados | Política de privacidade